Economia

Greve no Pingo Doce do Algarve

Os trabalhadores das 22 lojas do Pingo Doce do Algarve irão amanhã cumprir um dia de greve, em protesto contra "o roubo do feriado 5 de outubro e de cerca de 40 euros."

PUB
 
De acordo com site "Dinheiro Vivo" citando o sindicato CESP, o protesto é também "contra o ataque aos  direitos dos trabalhadores e as violações ao Contrato Coletivo de Trabalho que se vêm repetindo."
 
Destacando "o total respeito devido pelo exercício do direito à greve", fonte oficial do Pingo Doce esclarece: "parece-nos incompreensível que se pretenda confundir uma alteração legislativa como a que esteve na origem da eliminação de alguns dias feriados, designadamente o 5 de Outubro, como uma prática abusiva por parte do Pingo Doce".
 
Mas o O CESP recorda que tem vindo a exigir à empresa a reposição da legalidade, no que diz respeito ao Contrato Coletivo de Trabalho. "Face à falta de resposta e diálogo da parte do Pingo Doce, os trabalhadores decidiram lutar exigindo o respeito pelos seus direitos e pela sua dignidade", diz o sindicato.
 
De acordo com o sindicato, os trabalhadores das lojas Pingo Doce, no Algarve, exigem ainda o pagamento do subsídio de alimentação nos dias das compensações; tratamento igual nas pausas para todos os trabalhadores; cessem as alterações de horários e trocas sem o consentimento efectivo dos trabalhadores; mudança de horário de trabalho para reposição nocturna condicionada ao acordo prévio do trabalhador e cumprimento das normas de segurança e higiene.
 
Exigem também que "cessem as ameaças de procedimentos disciplinares e outros e o controlo através do sistema de videovigilância; cessem as restrições à utilização das instalações sanitárias pelos trabalhadores".
 
Fonte oficial do Pingo Doce "refuta  veementemente as acusações do CESP que referem alegadas práticas absolutamente contrárias às políticas de Recursos Humanos vigentes no Pingo Doce e aplicáveis à escala nacional."
 
"Julgamos mesmo que esta falta de rigor é suficiente para se concluir sobre a inexistência de boa-fé por parte do CESP nas afirmações que dirige contra a empresa", reforça fonte do grupo Jerónimo Martins.
 
No final, o Pingo Doce assegura que o parque de lojas Pingo Doce na região do Algarve estará em pleno funcionamento amanhã.
 
Algarve Primeiro