Política

Greve: PCP solidariza-se com trabalhadores da Águas do Algarve que exigem melhores salários

 
O PCP manifesta solidariedade junto dos mais de 50 trabalhadores da Águas do Algarve que se concentraram junto à sede da empresa em Faro numa ação integrada na greve que hoje tem lugar.

Aumento dos salários, negociação do Acordo Colectivo de Trabalho e a resolução de problemas internos estiveram na origem da greve, refere o PCP em comunicado, que diz acompanhar estas exigências, «face ao inaceitável congelamento salarial que tem vindo a ser imposto há vários anos pela empresa e que contrasta com os 415 milhões de euros de lucros alcançados pelo grupo Águas de Portugal (entre 2018 e 2021) a que esta empresa pertence».
 
A empresa Águas do Algarve é responsável pelo abastecimento de água a toda a região algarvia.
 
O PCP sublinha que «a luta pelo aumento dos salários, pela valorização das carreiras e das profissões, é tão mais necessária quanto se tem vindo a assistir ao agravamento do custo de vida, com a subida generalizada dos preços – energia, alimentação, habitação, etc -, corroendo os já baixos salários que são praticados em Portugal e empurrando os trabalhadores para situações de privação e pobreza».
 
O partido responsabiliza diretamente o Governo – na medida em que a Águas do Algarve é uma empresa pública - «pela degradação das condições de vida destes trabalhadores», lê-se no documento. 
 
Vasco Cardoso e Celso Costa, membros do Comité Central do PCP, estiveram presentes na ação de luta dos trabalhadores da Águas do Algarve.