Gripe

Durante o resto do ano, as gripes que surgem são geralmente provocadas pelo vírus Influenza B e afectam particularmente as crianças manifestando-se de uma forma menos agressiva.

 
Nas pessoas com idade superior a 65 anos de idade que contraem a doença, os quadros clínicos graves e a morte são mais frequentes. 
 
Nas mulheres grávidas com esta infecção também pode manifestar-se sob a forma mais grave. 
 
Prevenção 
 
A gripe é uma doença aguda de carácter epidémico podendo tomar características pandémicas. Caracteriza-se por febre alta, arrepios de frio, dores de cabeça, dores musculares, mal-estar geral, catarro e tosse seca irritativa e/ou produtiva de aparecimento súbito. 
 
Estas queixas podem ser acompanhadas de perturbações digestivas, mais frequentemente nas crianças e de apenas febre e fraqueza nos velhos. 
 
A infecção dura geralmente três a sete dias desaparecendo sem deixar sequelas. Contudo, a tosse e o cansaço persistem mais dias. 
 
A pneumonia como complicação é rara, mas pode ocorrer e ser fatal particularmente nas pessoas com idade superior a 65 anos. É geralmente provocada pelo vírus Influenza A. 
 
A prevenção da gripe é muito importante e está recomendada para todas as pessoas com idade superior a 50 anos ou a todos os doentes que tem doenças crónicas (doenças do coração e respiratórias, diabetes, doenças com imunodepressão) e aos trabalhadores da saúde. 
 
A vacina deve ser administrada nesta população, de preferência em Outubro, podendo também ser também administradas a grávidas de risco, no segundo e terceiros trimestres de gravidez, mas só com autorização do médico assistente. 
 
A vacina pode ter alguns efeitos secundários, tais como febre baixa e dores musculares ligeiras, contudo é eficaz em cerca de 70 por cento a 90 por cento da população que a realizou, com melhores resultados nos idosos, evitando a sua hospitalização, a pneumonia e mesmo a morte por gripe.
(+)

Genómica

Gamofobia

Gota