Cultura

Grupo Folclórico de Faro leva o Algarve à Argentina

 
O grupo da capital algarvia é o primeiro grupo folclórico português a visitar aquele país.

O Grupo Folclórico de Faro irá representar Portugal, desta vez na Argentina, entre 3 e 12 de setembro, depois do convite da Casa de Portugal “Virgen de Fatima”, que acolherá o grupo algarvio nas suas instalações em Vila Ellisa, província de Buenos Aires, tendo como anfitrião o Grupo Etnográfico “Raízes de Portugal”.
 
Do programa de atividades constam diversos espetáculos, entrevistas para a rádio, palestra sobre o traje algarvio, workshops de música e dança e convívios com os elementos dos cinco grupos de folclore de luso-descendentes existentes na província de Buenos Aires.
 
Dado o interesse cultural desta visita, o Grupo Folclórico de Faro será recebido na Câmara Municipal de La Plata e na residência do Embaixador de Portugal em Buenos Aires.
 
Para além das diversas visitas turísticas e culturais que serão proporcionadas aos elementos do grupo algarvio, está também prevista a travessia do rio mais largo do mundo (Rio de La Plata) de Buenos Aires para Colónia del Sacramento, no Uruguai.
 
Será mais uma oportunidade de dançar noutro país, com um espetáculo na Praça Central da cidade de Colónia del Sacramento e conhecer aquela cidade colonial que é Património da Humanidade, fundada pelos portugueses no séc. XVII, com visita guiada e receção oferecida pelas autoridades municipais e pela comunidade portuguesa do Uruguai.
 
Serão quatro os espectáculos principais do Grupo Folclórico de Faro, durante a sua estada na Argentina. Alguns deles já têm lotação esgotada, domingo, 4/9 – 13h00 – Casa de Portugal “Virgen de Fátima” – Villa Elisa, terça, 6/9 – 21h00 – Teatro Coliseo Podestá – La Plata, sábado, 10/9 – 15h00 – Praça de Colónia del Sacramento – Uruguai e domingo, 11/9 – 17h00 – Teatro Multiescena – Buenos Aires.
 
Recorde-se que ainda recentemente, o Grupo Folclórico de Faro organizou a 18ª edição do FOLKFARO, festival de folclore internacional da cidade de Faro, tendo recebido grupos dos quatro cantos do mundo, que participaram no evento entre 21 e 27 de agosto.