Sociedade

Grupo limpa bermas durante caminhadas em Altura

Um pequeno grupo de pessoas reuniu-se ontem para uma caminhada em Altura, no âmbito do mês da prevenção e luta contra o cancro da mama.

PUB
A iniciativa distingue-se também pela promoção de uma maior consciencialização ambiental, aproveitando-se o percurso para a limpeza das bermas. 
 
Conforme refere nota do município de Castro Marim, este movimento pelo ambiente nasceu de um grupo informal, que deseja um "Castro Marim + LIMPO", cujas ações têm sido apoiadas pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Altura. 
 
Atendendo ao atual cenário de pandemia, a autarquia diz que foram cumpridas todas as medidas de higiene e segurança durante a caminhada, de modo a minimizar os riscos de contágio e seguindo as indicações da DGS.
 
 
O médico e autarca do Município de Castro Marim, Francisco Amaral, aproveita a ocasião para lembrar que o cancro não pode ser secundarizado face à pandemia, referindo as “falhas gravíssimas na operacionalização dos cuidados de saúde” que têm decorrido ao longo do último ano e que têm conduzido a que haja diagnósticos que não são feitos, ou a um atraso significativo dos mesmos. “A luta contra o cancro é uma corrida contra o tempo e estes atrasos diminuem significativamente a taxa de sucesso das terapêuticas. Estamos a assistir a um aumento da mortalidade relacionada com o cancro, enquanto a situação não for corrigida”, sublinha o autarca, acrescentando que, até à data, centenas de casos de cancro da mama não foram diagnosticados, consequência da paragem de rastreios e do cancelamento de consultas.