Cultura

Guilherme D’ Oliveira Martins doa mais 700 documentos à biblioteca de Loulé

São mais de 700 os documentos que vão juntar-se ao Fundo Guilherme D’Oliveira Martins da Biblioteca Municipal de Loulé, no âmbito de mais uma doação do atual presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, informa o município em nota de imprensa.

PUB
Criado em 2016, este fundo surgiu após a oferta à Câmara Municipal de Loulé de cerca de 4000 livros e revistas, sobretudo na área da pedagogia. Agora o acervo cedido conta com livros e revistas de história, política, cultura, arte e arquitetura, romances e até alguns clássicos da literatura mundial.
 
Para além das aquisições que efetua, a autarquia adianta que a Biblioteca Municipal de Loulé, «recebe inúmeras doações» de particulares como também ofertas de diversas instituições «que são fundamentais para a criação do seu acervo documental». Segundo a autarquia, Guilherme D’Oliveira Martins tem tido um papel bastante importante no apoio à cultura e à promoção do livro e da leitura no concelho, «até porque tem sido um dos maiores doadores desta biblioteca», sublinha.
 
Apesar de ter nascido em Lisboa, Guilherme D’Oliveira Martins mantém fortes laços ao concelho de Loulé já que a sua mãe era natural de Boliqueime, pelo que, ao longo dos anos, tem sido uma presença assídua nesta terra, sobretudo quando se fala em iniciativas de carácter cultural.