Sociedade

Há 16 profissionais de saúde infetados no Algarve

 
O número foi hoje avançado pelo Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado no âmbito de uma conferência de imprensa que decorreu no Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, sobre o ponto de situação da Covid.19 na região.

 
Além de Paulo Morgado participaram na conferência, António Miguel Pina, Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil e da AMAL, também o Comandante Distrital Operacional da Proteção Civil - Vaz Pinto e a Delegada de Saúde Regional - Ana Cristina Guerreiro.
 
A Delegada de Saúde, confirmou que dos quase 70 migrantes que ficaram em quarentena numa escola de Faro, apenas 8 foram positivos com o novo coronavírus. Referiu que há registo de casos de Covid.19, relacionados  com migrantes de outras explorações agrícolas, nos concelhos de Tavira e Silves. 
 
Relativamente aos lares, Ana Cristina Guerreiro salientou casos nos concelhos de Loulé, (esta tarde foram confirmados 21 infetados no Lar de Boliqueime) e suspeitos em Tavira e Vila Real de Stº António. 
 
De todos os doentes referenciados no Algarve, apenas 1 está recuperado. Presente na conferência, esteve Ana Paula Gonçalves da Administração do CHUA, que confirmou a chegada no início da próxima semana de 15 ventiladores, estando previstos mais 10 nos próximos dias.
 
O Presidente da ARS Algarve explicou ainda que nos Hospitais de Portimão e Faro, estão implantados dois serviços de apoio a doentes por Covid.19, «estamos a falar de dois circuitos divididos entre a urgência, só para infetados com o novo coronavírus e o internamento». Paulo Morgado avançou que no Hospital de Portimão há um piso alocado para este tipo de doentes. Neste momento há 15 doentes internados nos dois hospitais e 10 nas unidades de Cuidados Intensivos.
 
Estão também a ser criadas outras estruturas de apoio às unidades hospitalares, nomeadamente o Pavilhão do Sporting Clube Farense que irá ser convertido numa enfermaria de apoio ao Hospital de Faro para 50 doentes.
 
Previstos para a região estão dois hospitais de campanha, um em Faro, no Pavilhão Municipal da Penha e outro no Portimão Arena, ambos com cerca de 80 camas, conforme avançou o Comandante Distrital da Proteção Civil, Vaz Pinto. A partir desta fase as unidades de saúde privadas também colaboram com o Serviço Nacional de Saúde. Paulo Morgado confirmou que caso seja necessário, o Hospital de Faro passará a dedicar-se exclusivamente aos doentes Covid, com exceção da maternidade e da pediatria, passando as unidades de saúde privadas a tratar doentes com outras necessidades.