Economia

Há menos algarvios com dificuldades em pagar despesas mensais - Estudo

 
Um estudo recente levado a cabo pelo Observador Cetelem Literacia Financeira demonstra que, há menos pessoas residentes no sul do país com dificuldades em pagar as suas despesas mensais fixas em comparação com o ano passado.

 
Dos 59% de residentes nesta zona do país que, em 2017 assumiam ter dificuldades em suportar a fatura mensal fixa, são agora 40% que dizem manter essa dificuldade.
 
O mesmo estudo também apurou que, 34% dos residentes no sul do país gasta metade dos seus rendimentos mensais em despesas fixas como a água, eletricidade, gás e despesas com habitação.
 
O estudo demonstra que, apesar de existir este aumento, há uma menor dificuldade em suportar as despesas mensais, como já foi referido acima.
 
As respostas mostram ainda que 83% das pessoas efetuam os pagamentos das suas despesas antes ou dentro do prazo; 16% pagam antecipadamente; 34% no limite; e, 33% mesmo no prazo. Apenas 5% afirmam pagar depois do prazo.
 
Já a percentagem de portugueses que assumem não conseguir suportar eventuais gastos-extra é de 28%, enquanto 37% admitem ter disponibilidade financeira para fazer face a gastos extraordinários.
 
No entanto, apenas 14% dos inquiridos referem ter capacidade para comportar despesas extra acima dos 500 euros. Os inquiridos residentes no Centro do país foram aqueles que manifestaram maior incapacidade para suportar este tipo de despesas.
 
Quanto à forma como os portugueses gerem o seu orçamento familiar, a maioria dá preferência ao extrato bancário (69%); a ajuda do gestor de conta é mencionada por 8%, enquanto o recurso a apps para smartphones é opção para 7% dos inquiridos.