Ambiente

"Há UV na Praia" implementado nos concelhos de Portimão e Lagoa

"Há UV na Praia"  
O projeto "Há UV na praia" que iniciou este ano, pretende contribuir para uma exposição solar saudável, através de uma maior consciencialização dos riscos da exposição às radiações ultravioletas, promovendo medidas de proteção.

PUB

Com recurso a bandeiras gigantes hasteadas na praia, de cores diferentes, indicam os 5 patamares de intensidade da radiação UV. Através de uma app, concebida para o efeito, são enviadas notificações das principais variações diárias nas radiações ultravioletas, medidas nas estações meteorológicas do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes de Portimão - AEMTG.

O projeto sob a coordenação do professor Francisco Pereira do AEMTG, decorre até 30 de setembro, no concelho de Portimão, nomeadamente na Praia da Rocha, Praia dos Três Castelos, Praia do Vau e Praia de Alvor, como também na Praia Grande e Praia dos Caneiros, no concelho de Lagoa. 

"Há UV na praia" conta com a parceria da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP), o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Capitania do Porto de Portimão, a participação do Município de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão e da Junta de Freguesia de Alvor. Em Lagoa, a participação da Junta de Freguesia de Ferragudo e a adesão de várias concessões de praia e restaurantes de ambos os concelhos.