Além do Presidente da Câmara e dos vereadores, participaram também o Presidente da Junta de Freguesia de Odeceixe e a Diretora do Agrupamento Vertical de Escolas de Aljezur.
A manhã foi destinada a visitar as instalações da EB1 de Odeceixe e do Jardim de Infância, dar as boas vindas aos alunos e a todos os profissionais que ali trabalham.
A ocasião foi ainda marcada pela entrega dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo (medida que já vem sendo tomada pelos sucessivos executivos camarários há quase 20 anos), e oferta de algumas lembranças, nomeadamente a agenda escolar do Município de Aljezur aos alunos e professores, e um kit de mochila e chapéu às crianças que frequentam a educação pré- escolar.
O momento serviu também para acompanhar a intervenção que o Município de Aljezur, em parceria com a Junta de Freguesia de Odeceixe, estão a realizar no espaço exterior do Jardim-de-infância, para o melhoramento e instalação de novos equipamentos, e substituição do piso de areia por piso mais moderno
e adequado, obra que está orçou em cerca de 16 mil euros.
Além do investimento na manutenção dos equipamentos e das instalações, e na oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, o Município de Aljezur, manterá este ano letivo todas as medidas de apoio aos alunos e às famílias do concelho.
Por outro lado, os jovens do concelho que já frequentam o ensino secundário, maioritariamente nas escolas de Lagos, têm o apoio nos transportes através da comparticipação de 50% do custo do passe escolar para todos os alunos, independentemente da sua condição económica, podendo este apoio ir até aos 100% para os alunos de famílias com precariedade económica.
Os jovens que residem longe das paragens de autocarro da EVA são também transportados pelos autocarros do Município, das suas casas até aos pontos de recolha e no regresso a Aljezur igualmente.
Os jovens de Aljezur continuam ainda a beneficiar do acordo que a autarquia firmou com a EVA para que os autocarros deixem e recolham os alunos junto de ambas as escolas em Lagos, em quase todos os horários.
A propósito do transporte escolar, o Município adquiriu recentemente um novo autocarro, que estará brevemente ao serviço deste setor.
Já para os alunos do ensino superior, o Município pretende manter em 2015/2016 o número de 35 Bolsas de Estudo que atribuiu no ano letivo anterior.
Outro destaque na área da educação no concelho, tem a ver com o prémio de Mérito Escolar, que premeia todos os anos os dois melhores alunos de cada ano curricular dos 2.º e 3.º ciclos, no valor de 500 euros cada.