O PS venceu as eleições autárquicas em Vila do Bispo, permitindo que Rute Silva continue como presidente do município, cargo que ocupa desde maio, após a renúncia de Adelino Soares.
Em entrevista ao Algarve Primeiro, a autarca falou sobre o mandato que entra em vigor esta quinta-feira, com a tomada de posse a realizar-se às 15:00, no auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo.
A principal aposta será a habitação, «em termos práticos, será começar a tratar de questões ligadas ao tema. Tem muito a ver com a questão da fixação dos jovens. Nós neste momento temos terrenos, mas ainda há muito a fazer. Temos o Plano Estratégico de Habitação a finalizar, e depois negociar com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) a possibilidade de financiamento. Há também toda aquela parte de obra e de planeamento e de execução de empreitadas que nestas câmaras é sempre difícil de executar».
O revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) é igualmente importante, havendo «todas as questões que há para verificar, até com algumas transferências de competências, quer sejam a saúde, a educação, a mobilidade, as acessibilidades, todos esses pontos são pontos estratégicos, tais como as pessoas, o ambiente e a sustentabilidade». Frisou novamente a habitação, dizendo que «acaba por ser a área que nós iremos impor força, no sentido de cumprir».
Dentro de quatro anos, Rute Silva espera encontrar um concelho «em que as pessoas estejam mais fixas e tenham a possibilidade de habitar aqui, que haja e que se mantenha a qualidade de vida. Que continue virado para a questão ambiental, e acima de tudo, que esteja, e está cada vez mais, nas ‘primeiras páginas’, no que diz respeito àquilo que representamos enquanto território único e diferenciador a nível nacional e até mundial».
Deixa a promessa de trabalhar para cumprir os objetivos traçados, «com empenho e dedicação, e acima de tudo com respeito por todos, e espero que as pessoas vejam e reconheçam o trabalho que tentaremos dar neste mandato», concluiu.