Economia

Helder Martins candidata-se à presidência da AHETA

 
Helder Martins, antigo presidente da RTA – Região de Turismo do Algarve, é candidato a presidente da direção da AHETA - Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

O empresário, licenciado em Gestão Turística e proprietário do Hotel Rural Quinta do Marco, em Tavira, assume que a situação inédita de grande vulnerabilidade e imprevisibilidade em que o sector turístico se encontra, e em especial os empresários da hotelaria e restauração, o motivou a avançar com esta candidatura. As eleições estão marcadas para janeiro de 2022.
 
Para o candidato, preparar as empresas para o desafio pós-pandémico, nomeadamente o impacto do fim das moratórias e do lay-off, para a situação do Brexit e para a imprevisibilidade que afeta todo o setor são condições fundamentais, com a AHETA poder da um relevante contributo, defende em comunicado.
 
Para Helder Martins, este seu novo desafio, resulta “da experiência adquirida ao longo de uma vida dedicada ao turismo que poderá ser um ativo importante para a AHETA. É de destacar que esta associação, uma das mais importantes do nosso país, volte a ter a relevância que já teve. É também fundamental que a AHETA seja um agente ativo no apoio aos seus associados, procurando estar próximo dos problemas e procurando soluções efetivas.”
 
O candidato diz que irá auscultar os associados de forma a consolidar um programa de ação e uma equipa com o objetivo de dar resposta aos principais problemas que afetam os empresários da região.
 
Com uma carreira ligada ao turismo, de empresário na área da restauração a gestor de grupos hoteleiros (CS Hotéis e Quinta da Ombria), Helder Martins tem dedicado os últimos anos da sua vida profissional à reabilitação de uma unidade de turismo rural em Tavira. No seu precurso de vida passou ainda por diversos cargos públicos, nomeadamente na área do turismo. Foi presidente da RTA entre 2003 e 2007, presidente da Associação de Turismo do Algarve e ainda presidente da Associação Nacional de Regiões de Turismo. Antes passou pela Câmara Municipal de Loulé onde exerceu o cargo de vice-presidente.