Sociedade

Hemeroteca Digital do Algarve apresentada na Fundação Manuel Viegas Guerreiro

No próximo dia 8 de dezembro, pelas 15h30, será apresentada publicamente na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, a Hemeroteca Digital do Algarve.

PUB
 
A hemeroteca oferece o acesso universal aos jornais e revistas produzidos no Algarve a partir de 1810, contando com um sistema que proporciona novas funcionalidades de pesquisa das publicações digitalizadas e dos seus conteúdos, explica nota da Direção Regional de Cultura do Algarve.
 
Numa primeira fase, o utilizador poderá aceder aos números disponíveis para cada publicação, pesquisando por título, autor (diretor ou redator), data e local de edição. A base de dados encontra-se ainda em fase de carregamento de mais de 400 publicações periódicas, entre elas jornais, revistas, boletins, almanaques, entre outros, editados no Algarve, num total de mais de 200.000 imagens em formato digital, salienta a mesma nota.
 
Numa segunda fase, em desenvolvimento, o utilizador terá ao seu dispor a possibilidade de pesquisar, por palavra ou assunto, no texto integral, logo a partir dos módulos de pesquisa.
 
Cumprindo o Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos, em 2019 ficam disponíveis os títulos publicados entre 1810 e 1949, sendo os restantes incluídos nos anos subsequentes. No entanto, o leitor poderá consultar a totalidade da coleção digital nas instalações físicas da Biblioteca da Universidade do Algarve – António Rosa Mendes, entidade que ficará a gerir esta coleção.