Sociedade

Henrique Sá Pessoa integra lista de mais de 30 prestigiados chefs para o Arrebita Portimão

Foto|Paulo Barata
Foto|Paulo Barata  
Três dias, mais de 13 horas, mais de 30 chefs e entrada gratuita: o Arrebita Portimão, festa da gastronomia promovida pela Amuse Bouche decorre nos dias 21, 22 e 23 de agosto na zona central da cidade e já tem cartaz fechado, sendo Henrique Sá Pessoa, chef reconhecido com duas estrelas Michelin no Alma, um dos nomes que vão animar um fim-de-semana que tem como objetivo estimular a economia, o comércio e o turismo locais.

 
Conforme aponta nota da Câmara de Portimão, "entre nomes consagrados e jovens promessas da gastronomia nacional", os cozinheiros têm como desafio servir a "mais deliciosa e criativa" street food, com pratos entre os 5 e os 8 euros, utilizando sempre que possível o produto algarvio. Não vão servi-la num restaurante, mas sim em lojas localizadas no centro de Portimão, sendo que nos dias do festival os espaços aderentes estarão abertos no seu horário habitual, estendendo a hora de fecho até às 23h30.
 
De forma a garantir todos os critérios de segurança, assegurados por uma comissão de avaliação criada pela Câmara Municipal de Portimão e que integra a Proteção Civil local, a Direção Geral da Saúde, a Polícia de Segurança Pública e os Bombeiros, a entrada do público é limitada à lotação do recinto – 40 pessoas em permanência em cada uma das ruas.
 
De acordo com a mesma nota, a degustação dos pratos deverá ser feita fora do recinto, "de forma a permitir que todos os presentes consigam provar os pratos criados pelos chefs", merecendo referência o facto de a Amuse Buche garantir a realização do teste à Covid-19 a todos os chefs e pessoal auxiliar.