Sociedade

Herói da resistência, Palma Inácio homenageado em Lagoa

 
 
 
A autarquia de Lagoa e a Junta de freguesia de Ferragudo assinalaram os 10 anos do falecimento de Palma Inácio, a 14 de julho de 2009. A sessão contou com a presença da vereadora Ana Martins e Luís Veríssimo, presidente da Junta de freguesia.

 
O momento foi assinalado com a realização da conferência “Palma Inácio, um Herói da Resistência” por Luís Vaz que na qualidade de escritor, tem vindo a concretizar, entre outras obras, a biografia de Hermínio da Palma Inácio, distribuídas por quatro volumes (o final encontra-se em preparação): "O Golpe dos Generais (1947)", "O Desvio do Avião (1961)" e "O Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967)".
 
A conferência teve lugar no dia 15 de julho, na sala da Assembleia de Freguesia de Ferragudo, integrada no ciclo de conferências do MuCid – Museu dos Movimentos Sociais e Políticos e da Cidadania de Lagoa.
 
Hermínio da Palma Inácio (1922-2009) iniciou-se cedo na luta contra o regime de Salazar, tendo, ao longo da sua vida, protagonizado histórias reais dignas de um filme.
 
O Revolucionário ingénuo, como o caracterizava a poetisa Natália Correia, foi um dos homens mais temidos pela Ditadura. Recusou sempre, na sua modéstia, o estatuto de Herói. “Mas jamais poderá recusar o lugar cimeiro que a História da Luta contra a tirania lhe reserva”, sublinha a autarquia em nota de imprensa.
 
Recorde-se também a homenagem que teve lugar a 1 de maio de 2007, ainda com a presença de Hermínio da Palma Inácio e do seu amigo Mário Soares, na qual foi descerrada simbolicamente uma lápide com a seguinte inscrição: “Largo Palma Inácio, Herói da Resistência”.