Hipnose clínica

 
Cada vez mais conhecida, mas nem sempre entendida como uma terapia, a hipnose clínica constitui uma importante ferramenta no auxílio de muitas patologias, assim como pode ser útil em fobias e estados de pânico e de ansiedade.

 
A hipnoterapia realiza-se num consultório e é levada a cabo por um terapeuta que conduz a sessão, sem que o paciente perca o controle da situação. O especialista pode recorrer a diversas técnicas para atingir o objetivo que é pré estabelecido com o paciente.
 
A hipnose refere-se a um estado alterado de consciência, que se atinge geralmente através da combinação da imaginação e da concentração da atenção e do desejo de envolvimento, disponibilizando-nos para imaginar determinadas situações e reagir-lhes emocionalmente, mesmo sabendo que não são reais (tal como nos emocionamos com um filme, representado num ecrã, se nos deixarmos envolver na sua história).
 
Trata-se de um fenómeno natural, mas pode ser procurado, induzido, deixando-nos de facto susceptíveis à sugestão do indutor, se tivermos essa disponibilidade.
 
Em hipnoterapia este estado é induzido com uma finalidade terapêutica, de especial utilidade em modificações comportamentais desejadas, como deixar de fumar, para o controlo de peso, para gestão emocional e controlo da ansiedade, como no caso das fobias e pânico, em situações físicas de mal-estar e doença e controle de sintomas como a dor crónica ou ainda numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e de fortalecimento do ego e autoconfiança.
 
A hipnose clínica realiza-se num consultório, e deve assumir um contexto de confiança e confidencialidade.
 
O transe hipnótico é induzido pelo terapeuta, levando a pessoa a uma concentração profunda no que está a ser dito, tornando-a assim recetiva às sugestões, desejadas e previamente acordadas em função do objetivo pretendido, sem no entanto perder o controlo da situação.
 
Isto pode ser feito com recurso a um conjunto de técnicas disponíveis, que incluem por exemplo a regressão de memória - recordação/revivência de experiências passadas - e a dissociação - que favorece a utilização do consciente enquanto observador objetivo da mente subconsciente.
 
Existem diversas terapias em torno da hipnose, sendo que, em termos científicos, esta deve ser realizada por uma pessoa especializada e em ambiente formal. Por norma, os psicoterapeutas reúnem esta formação e estão aptos a pratica-la nas suas consultas em acordo com o cliente.