Em comunicado, a PJ adianta que o homem, de 45 anos, foi localizado e detido em Bensafrim, no concelho de Lagos, onde se refugiou após ter aproveitado uma saída precária do estabelecimento prisional onde cumpria pena de prisão efetiva, em Espanha.
O detido tinha sido condenado pelos crimes de ameaça e ofensa à integridade física agravada e detenção de arma proibida.
Segundo a PJ, os factos ocorreram em 2018, na província de Cáceres (Espanha), tendo o homem agredido e ameaçado de morte várias pessoas, chegando mesmo a espancar a provocar lesões graves no crânio de uma das vítimas.
“Além das ameaças feitas pessoalmente, recorreu também às redes sociais para ameaçar magistrados judiciais e elementos da Guardia Civil” espanhola, precisou a PJ.
A detenção em território português ocorreu em cumprimento de uma decisão europeia de investigação e de um mandado de detenção europeu, explicitou a polícia portuguesa.
O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal da Relação de Évora com vista à sua extradição para Espanha.
Lusa