Um estrangeiro de 53 anos de idade, foi detido pela PSP, em Tavira, por injúrias e agressões a polícias, naquela cidade.
Segundo comunicado do Comando Distrital da PSP de Faro, o indivíduo dirigiu-se a agentes descaracterizados da investigação criminal com injurias e ameaças, quando se encontravam a falar com outros cidadãos. Após se identificarem como polícias, o detido manteve a sua conduta agressiva incluindo ameaças de morte. Perante a agressividade demonstrada, o homem acabou por ser detido com a ajuda de populares, "dada a resistência e violência que exerceu sobre os agentes".
Depois de realizadas algumas diligências através dos canais de cooperação policial internacional, foi apurado que o indivíduo já havia sido condenado por crimes graves, como o crime de homicídio qualificado em 2005, tendo sido indiciado, depois de 2020, por outro crimes violentos como roubo, abuso sexual e ofensas à integridade física, dano, furto e violação de domicílio, que resultaram na emissão de vários mandados de detenção no seu país de origem.
Tendo em consideração o mandado de detenção europeu que também pendia sobre o detido, o mesmo foi conduzido ao Tribunal da Relação de Évora, tendo ficado a aguardar a sua extradição num estabelecimento prisional.