Política

Hospital Central:Cristovão Norte diz que Ministra da Saúde "está a enganar os algarvios"

Foto|Cristovão Norte
Foto|Cristovão Norte  
O deputado algarvio do PSD, criticou as declarações da Ministra da Saúde, aquando da visita que fez ontem ao Centro de Saúde de Albufeira, onde anunciou que em 2021 iria iniciar estudos para a concretização do novo hospital do Algarve.

 
Para o parlamentar, as declarações de Marta Temido, «é a prova cabal de que não haverá novo hospital até 2023, já que não está previsto no quadro plurianual de investimentos em novos hospitais no programa de Governo e na proposta de orçamento de estado de 2020».
 
O deputado reafirma em comunicado que estão previstos 5 hospitais até ao fim da legislatura e o Algarve, a segunda prioridade definida por estudo técnico, não está previsto.
 
Cristóvão Norte, assinala, que «o calendário da Ministra é simples: estudar em 2021, lançar o caderno de encargos em 2025, abrir o concurso em 2029! Com este Governo não há novo hospital, ponto final».
 
«Quando temos um Orçamento de Estado que fixa os investimentos na saúde para os próximos 4 anos e o Algarve não está inscrito, os algarvios só podem tomar este anúncio como descaramento», justifica.
 
Afirma ainda que o PSD, vai apresentar uma proposta de alteração ao orçamento, de modo a que as prioridades de novos hospitais sejam cumpridas. «As infraestruturais atuais estão obsoletas e é intolerável que se obrigue os doentes a ir para a privado, enquanto quem não tem dinheiro sofre em silêncio, em desespero, com listas de espera que são a negação do acesso à saúde», conclui.