Sociedade

Hospital de Faro recebe unidade de Raio-X doado com dinheiro angariado por 60 mecenas

A luta contra o avanço do Coronavírus – COVID-19 mobilizou um conjunto de residentes estrangeiros no Algarve, aos quais se juntaram alguns empresários e particulares da região, no âmbito de uma iniciativa de recolha de fundos para reforçar o Sistema Nacional de Saúde.

PUB
 
Neste contexto, o movimento Helping Algarve recolheu em pouco mais do que uma semana, mais de 350 mil euros com o apoio de 60 mecenas. Uma verba utilizada para a aquisição de equipamentos para a proteção dos profissionais de saúde e para a prestação de cuidados de saúde adequados a quem precisa de tratamento.
 
Segundo o mesmo Movimento, esta verba permitirá aos médicos(as), enfermeiros(as) e demais funcionários, "trabalharem num ambiente seguro, e aos hospitais prestarem a assistência médica ao nível que a presente situação exige".
 
De acordo com Duncan Irvine, porta voz do movimento Helping Algarve: «Coletivamente, podemos contribuir para parar este flagelo doando dinheiro ao nosso sistema hospitalar local e ajudando os profissionais de saúde que estão na linha da frente. Foi o que fizemos: unimo-nos por uma causa que, tendo surgido pela iniciativa da comunidade estrangeira aqui residente, irá beneficiar toda a população. Em complemento ao montante já angariado, foi também lançada uma página ‘Go Fund Me’ para divulgar a iniciativa e permitir que quem queira contribuir o possa fazer de forma fácil e acessível.»
 
Duncan Irvine explicou que «Estamos em contacto direto com o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, que irá fornecer o equipamento de proteção individual aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, assim como ventiladores e outros equipamentos a outras unidades.
 
Duncan Irvine adianta que, «Foi-nos transmitido pelo Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve que os primeiros frutos desta iniciativa já serão visíveis amanhã, dia 7 de abril, com a entrega de uma unidade de Raio-X portátil, cuja encomenda ocorreu em menos de 48 horas após a entrega do primeiro donativo proveniente desta iniciativa, facto que, a confirmar-se, será a primeira demonstração da sua eficácia.»