Sociedade

Hospital Particular do Algarve – Alvor | Portimão lança rastreio gratuito para despistar dificuldades de aprendizagem

As Dificuldades de Aprendizagem Específicas da Leitura e da Escrita (DAE_LE) são a causa mais comum de insucesso escolar e resultam de um défice específico na capacidade do cérebro para receber, processar ou comunicar informação.

PUB
 
Em comunicado o Hospital Particular do Algarve, explica que a criança com DAE_LE mostra um adequado nível de raciocínio e de capacidade de compreensão das tarefas e matérias, mas falha nas aprendizagens e na avaliação escolar. Estas crianças correm o risco de serem identificadas como preguiçosas, pouco esforçadas ou desinteressadas, não recebendo o apoio que necessitam.
 
Para tal é necessário avaliar adequadamente as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar de modo à obtenção de um diagnóstico que permita o apoio que a criança necessita, refere o gabinete de comunicação do Grupo Hospital Particular do Algarve. A deteção precoce permite estabelecer intervenções dirigidas às dificuldades da criança, melhorando significativamente o seu desempenho e diminuindo a frustração académica.
 
O rastreio será realizado no Hospital Particular do Algarve – Alvor | Portimão pela Terapeuta da Fala Ana Gonçalves, dia 21 de março entre as 9h00 e as 17h00, com a duração aproximada de meia-hora, sendo obrigatória a inscrição através do site do Grupo HPA Saúde.