Em parceria com a Universidade do Algarve, a Associação de Municípios Terras do Infante, (Aljezur, Lagos, Vila do Bispo), realiza no próximo dia 23 de março, entre as 09h00 e as 18h00, no Centro Cultural de Lagos, o primeiro Congresso, subordinado ao tema MAR.
No primeiro painel, será dada atenção aos cem anos da indústria conserveira de Lagos, a congelação de produtos de pesca e aquacultura, o impacto económico e turístico da náutica de recreio, a economia do surf e o mar enquanto fator diferenciador no turismo da região.
Num segundo painel serão apresentadas comunicações ligadas à conservação da biodiversidade marinha na costa vicentina, mar de “plástico” e poluição, água e oceanos.
De acordo com a Associação Terras do Infante, o Congresso irá "celebrar por um lado a reunião de todos os autarcas destes três municípios, a presença de organismos, entidades e individualidades ligadas à temática, mas acima de tudo conhecimento, informação, reflexão e debate relativo ao MAR e oceanos, como fator de diferenciação, inovação e conhecimento na forma sustentável da sua exploração, na resolução de conflitos de uso, nas novas atividades e criação de mecanismos atrativos para o investimento, entre múltiplos aspetos".
Assim as comunicações serão da responsabilidade de Francisco Castelo, da autarquia de Lagos, Nuno Battaglia, CEO do Grupo Battaglia Capital SA, Fernando Perna, Paulo Carrasco, Maria João Bebianno e Jorge Gonçalves da Universidade do Algarve, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve e Carla Graça, vice-presidente da ZERO - Associação -Sistema Terrestre Sustentável.
No intervalo da manhã será inaugurada a exposição Mar Profundo Português, que estará patente ao publico até 29 de março.
Este primeiro Congresso irá também homenagear a memória e o trabalho do Professor Mário Ruivo e será encerrado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
As inscrições obrigatórias, poderão ser feitas para o seguinte e-mail:
[email protected] – (lugares limitados).