A primeira edição do Festival das Amendoeiras em Flor, em Alta Mora, foi um "êxito" segundo revela a Câmara de Castro Marim, fruto do trabalho e organização da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) e dos habitantes desta povoação do interior do concelho que já consolidou um roteiro turístico da região.
A autarquia explica que o Festival surgiu na sequência do sucesso dos passeios pedestres “Amendoeiras em Flor”, organizados pela ARCDAA há 15 anos e que angariava cada vez um maior número de participantes. Assim, este ano, com o apoio do programa 365 Algarve e do Município de Castro Marim, foi lançado o Festival das Amendoeiras em Flor, "promovendo os valores e as tradições da serra algarvia, a sua força identitária e a inocência da autenticidade do território, bem como para um dos seus principais recursos endógenos, a amêndoa, tão apreciada na doçaria regional", descreve nota da Câmara.
Na sessão de abertura estiveram o Presidente da ARCDAA, Valter Matias, o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, cujos discursos se concentraram nas melhores formas de combate à desertificação e despovoamento do interior da serra algarvia.
Foram dois dias intensos de atividades, onde se destacaram os passeios pedestres, com mais de 1000 participantes, a confeção de uma torta de 40 metros, com 35kg de amêndoa, descascada e partida pelas gentes da terra durante 3 meses, e o workshop de plantação de 50 amendoeiras.
Outra das grandes atrações do evento foi a Aldeia do Artesão, um espaço recuperado pelos moradores em que se recriaram antigas profissões e modos de vida do campo, com a participação dos artesãos do concelho.
O Município de Castro Marim informa que a estratégia é alargar apoios a estas povoações, e como destaque, refere a disponibilização de transporte gratuito, através da iniciativa Linha Azul, um projeto da autarquia que procura aproximar a comunidade local e turística dos seus patrimónios e que foi integrada no 0193_UADITURS_II_5_E, aprovado no âmbito do programa INTERREG V-A Portugal-Espanha (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado a 75% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
O I Festival das Amendoeiras em Flor foi organizado pela ARCDAA com o apoio do 365Algarve e do Município de Castro Marim, as parcerias da Junta de Freguesia de Odeleite, Associação Odiana e Associação Artística Satori e a colaboração da ADRIP (Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela), da concessionária MSCAR, da empresa de segurança Especial1 e da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António.