Sociedade

I Gala da Juventude de Albufeira reconheceu talento e esforço dos jovens do concelho

Fotos - Rui Gregório - CM Albufeira
Fotos - Rui Gregório - CM Albufeira  
Duas centenas de jovens do concelho de Albufeira com mérito reconhecido nas áreas artística, do associativismo e a nível escolar foram homenageados, no passado dia 30 de novembro, no Auditório Municipal, naquela que foi a I Gala da Juventude de Albufeira, promovida pelo Município e dinamizada pelo GAJ – Gabinete da Juventude de Albufeira.

José Carlos Rolo referiu que “a Juventude é o futuro da sociedade, quer a nível da comunidade local e regional quer do próprio país, por isso esta festa é um investimento na juventude e no futuro”, sublinhando que uma juventude bem formada “tem um décimo dos problemas e maiores possibilidades de sucesso”.
 
Os primeiros jovens a ser homenageados foram os vencedores do concurso “Jovens + Criadores”, uma iniciativa realizada pelo GAJ, também, pela primeira vez em Albufeira, destinada a apoiar a criação, produção e difusão da arte dos jovens artistas locais, promover o gosto pela livre criação e facilitar o acesso à cultura dos jovens do concelho. O concurso abrangeu as seguintes áreas artísticas: arte digital, escrita, fotografia, ilustração, música, pintura e audiovisual. Os jovens concorreram em dois escalões: dos 12 aos 17 anos (1.º escalão) e dos 18 aos 35 anos (2.º escalão) e o júri do concurso, constituído por Cristiano Cabrita (vice-presidente com a responsabilidade pelo pelouro da Juventude), Rui Rosa (Chefe de Divisão do Desporto), Rui Gregório (fotografia); João Galante (música), Bruno Grilo (pintura) e Luísa Monteiro (literatura) foi responsável pela seleção dos vencedores, que receberam prémios monetários no valor de 500 euros (1.º prémio do 1.º escalão) e 1000 euros (1.º prémio do 2.º escalão).
 
 
 
Seguiu-se a atribuição do prémio - reconhecimento associativo, em que nesta área, os jovens foram indicados pelas diferentes associações desportivas e culturais, além de entidades na área social.
 
Depois das associações foi atribuído o prémio – reconhecimento de mérito escolar aos alunos dos vários agrupamentos de escolas do concelho, nomeadamente ao nível do 2.º e do 3.º ciclos e Secundário. Estes alunos, com médias a partir de 4,5 (2.º e 3.º ciclo) e 18 (ensino secundário), foram indicados devido ao seu mérito escolar pelas respetivas escolas de origem.
 
A festa fez-se, também, com as atuações de duas duplas de músicos albufeirenses, conhecidos entre os jovens: Quiassaca & Wavy.  A segunda atuação ficou à responsabilidades dos NAIRA que para a I Gala da Juventude de Albufeira aproveitaram para apresentar duas músicas originais: “Cine Pax” e “Eu Estou Aqui”.
 
Durante a sua intervenção na cerimónia, o presidente da Câmara, destacou o trabalho, empenho e dedicação dos jovens, tendo afirmado que “ser vencedor não é vencer sempre: é não parar de lutar!”, realçando, também, que apenas no dicionário é que o sucesso aparece à frente do trabalho. 
 
 
Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira com a responsabilidade do pelouro da Juventude, realçou que o concurso Jovens + Criadores “foi uma forma inovadora de o Município reconhecer os nossos jovens” e fez alusão ao presidente José Carlos Rolo como o “grande mentor da Gala”. O vice-presidente começou por destacar o reconhecimento do mérito dos jovens na Arte, tendo aproveitado para sublinhar “deste lado vocês têm interlocutores, a porta do gabinete do presidente, a minha e a do GAJ estão sempre abertas para vos receber, ouvir, reconhecer e dar conhecimento público do vosso trabalho”. Destacou que é importante os jovens conhecerem a política de Juventude do Município e a criação, no último ano, do Conselho da Juventude, que existem para apoiar todos os jovens do concelho.
 
“Esta é a primeira vez que criámos condições para os jovens poderem apresentar os seus projetos, no âmbito do concurso “Jovens + Criadores”. É esse o caminho que queremos percorrer”, enfatizou, dando, igualmente, os parabéns aos jovens que se destacaram na área do mérito associativo e do mérito escolar. Cristiano Cabrita, tal como o presidente da Câmara, disse estar muito orgulhoso de todos os homenageados e estendeu o reconhecimento aos pais, professores, treinadores e dirigentes das coletividades que acompanham os jovens no seu dia-a-dia.