Desporto

“I Trail do Falcão Real” tem encontro marcado em Alcoutim já no próximo mês

 
No próximo dia 15 de dezembro, pelas 9h00, Alcoutim recebe, o “I Trail do Falcão Real”, uma prova de TrailRunning organizado pelo Grupo Desportivo de Alcoutim - Trailrunners, em colaboração com a Câmara Municipal e União das Freguesias Alcoutim e Pereiro.

 
A prova conta para a Liga Transfronteiriça (final de duas provas) e segunda prova da Taça Alengarve de Trail (TAT) e terá três percursos com as seguintes distâncias: Trail Longo de 25 Km; Trail Curto de 15 Km; Caminhada com uma distância aproximada de 8 Km que não terá classificações.
 
A idade mínima de participação é de 18 anos para o Trail Longo e o Trail Curto, e de 16 anos para a Caminhada.
 
A mesma entidade recorda que, para participar «é indispensável estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos, é preciso conhecer o desnível positivo e negativo dos mesmos e encontrar-se adequadamente preparado fisicamente e mentalmente», bem como ter adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha que permitam a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas. A organização realça ainda a importância de conseguir enfrentar sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro e chuva. É também fundamental saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares ou pequenas lesões, estando consciente de que o trabalho da organização «não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas».
 
A organização aconselha os atletas «a efetuarem exames médicos de rotina» a fim de saberem como estão as suas condições físicas e psicológicas.
 
A abertura do secretariado e entrega de dorsais está marcada para as 18h00 de 14 de dezembro na sede do Grupo Desportivo de Alcoutim e o encerramento está marcado para as 21h00.
 
No dia 15 de dezembro, a abertura do secretariado e entrega de dorsais será no Cais de Desembarque de Alcoutim (onde será também a partida) a partir das 07h00. O Trail Longo tem o briefing / controlo zero marcado para as 08h45 e o início para as 09h00.
 
No Trail Curto o briefing / controlo zero está agendado para as 09h05 e o início para as 09h10. O briefing da Caminhada será pelas 09h15.
 
A organização disponibiliza a todos os atletas abastecimentos líquidos e sólidos de forma a satisfazer as necessidades consoante as distancias que vão percorrer.
 
As inscrições terão que ser efetuadas online no site: https://www.crono.aaalgarve.org/ até ao dia 10 de dezembro de 2019.
 
Mais informações em: https://www.facebook.com/gdalcoutim.falcoestrail/