Economia

IEFP certificou 48 profissionais através dos Centros Qualifica de Albufeira e Faro

 
Na passada terça-feira, 11 de dezembro, os Centros Qualifica de Faro e de Albufeira do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro entregaram diplomas a 48 candidatos certificados.

 
A cerimónia foi presidida pela Delegada Regional do Algarve do IEFP, I.P, Madalena Feu, tendo a mesa de honra as presenças da Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, Fátima Cortes e da Coordenadora do Centro Qualifica, Paula Marujo, que procedeu ao encerramento do evento.
 
A Delegada Regional do Algarve do IEFP, IP. felicitou todos os candidatos presentes pela aposta no desenvolvimento no processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) e sublinhou que o empenho dos candidatos e equipa, traduzido nos resultados obtidos, "que constituem um motivo de orgulho para a instituição".
 
Foram entregues diplomas escolares de nível Básico, Secundário e Profissional nas saídas de Eletricista de Instalações, Serralheiro Civil, Eletromecânico de Refrigeração e Climatização, Técnico Administrativo, Esteticismo, Cozinheiro e Agente em Geriatria.
 
As entidades empregadoras, com trabalhadores presentes, como seja a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, representada pelo seu Provedor, Júlio Pereira, deram o seu testemunho acerca do processo.
 
 
Também os formandos e formadores fizeram uma apreciação a este funcionamento que se salda, a seu ver, muito positivo e com evidente mais valia para a progressão profissional dos diplomados. 
 
Depois da cerimónia de entrega de diplomas, a Coordenadora do Centro Qualifica do Centro Emprego e Formação Profissional de Faro, Paula Marujo, tomou a palavra tendo focado "o empenho não só dos Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências, como, também, dos formadores de nível escolar e nível profissional".
 
Os Centros Qualifica são centros especializados em qualificação de adultos, vocacionados para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos, assegurando ainda o reconhecimento, validação e certificação de competências escolares e/ou profissionais, tendo como premissa a valorização das aprendizagens que foram adquirindo ao longo da vida, em contextos formais e/ou informais.
 
Os Centros Qualifica do IEFP funcionam junto dos Centros de Emprego e Formação Profissional. Para além do IEFP, também algumas Escolas do Ensino Secundário e outras entidades formadoras possuem Centros desta natureza.