Sociedade

Igreja da Sé de Faro recebe "Concerto de Reis"

O Município de Faro celebra este domingo, dia 5, a chegada do Dia de Reis, com um concerto interpretado pelo Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro e pelo Grupo Coral Segundo Capítulo.

PUB
 
O espetáculo, com entrada livre, terá lugar na Igreja da Sé, pelas 18h00.
 
Conforme adianta nota da Câmara de Faro, o tradicional “Concerto de Reis” terá início com a atuação do Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro, projeto formado em 2000 para dar voz a temas tradicionais do Algarve que, por não se dançarem, não constam do repertório dos grupos folclóricos. Aliam-se, assim, aos corridinhos e bailes de roda já tocados e dançados pelo grupo, os cantares de trabalho do campo e da pesca, os romances, os cantares de Natal, de Janeiras e Reis. O Cancioneiro participa em encontros de cantares tradicionais por todo o país e no estrangeiro e é atualmente constituído por cerca de 25 elementos, que se apresentam trajados de acordo com os usos e costumes do Algarve no final do Século XIX e início do Século XX.
 
Segue-se a atuação do Grupo Coral Segundo Capítulo, que tem a sua origem num grupo de antigos elementos do primeiro Coro do Conservatório Regional do Algarve, na altura dirigido pelo Padre José Pedro Martins. A consagrada pianista algarvia Maria Campina e o seu marido Pedro Ruivo, também eles coralistas, apadrinhavam este coro que desenvolveu um trabalho pioneiro de divulgação da música coral no Algarve entre 1973 e 1980, participando em intercâmbios e encontros corais, em gravações e apresentações diversas em Portugal e Espanha.
 
30 anos depois, muitos dos antigos coralistas, desde sempre dedicados à música no panorama nacional e internacional, decidiram reativar o antigo coro em que o Segundo Capítulo reiniciou os ensaios regulares, em Faro, em 2011 e realizado em agosto desse ano, um primeiro concerto nos claustros da Sé Catedral de Faro.
 
Tem atuado, desde então, em diversos palcos a sul do país, por vezes em conjunto com outros grupos corais.
 
O seu repertório abrange peças da música sacra à música tradicional de várias latitudes, passando pela ópera, opereta, música de filmes e música ligeira.
 
Sob direção artística do maestro João de Almeida, conta atualmente com 38 coralistas de várias faixas etárias.