Sociedade

Igreja investiga suspeita de abusos de menores por padre em Faro

 
Devido às recentes notícias sobre a prática de um alegado abuso sexual a um menor cometido por um padre pertencente à Diocese do Algarve, a mesma esclareceu em comunicado que nem antes nem depois da emissão do programa televisivo da TVI "Goucha", de 6 de outubro de 2021, chegou qualquer denúncia, ou de qualquer outro caso de abusos.

Não obstante, o Bispo do Algarve, ao ter tomado conhecimento das declarações produzidas no referido programa, pediu que fosse convocada a Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis para escutar o seu parecer sobre este caso, que, pelas afirmações feitas no programa da TVI, terá ocorrido há mais de trinta anos.
 
A Diocese do Algarve acrescenta que após as conclusões «dos especialistas que integram a referida Comissão», o Bispo deu conhecimento ao Ministério Público da Comarca de Faro e determinou a realização de uma investigação prévia, nos termos canônicos, para averiguar a credibilidade da denúncia produzida. A investigação prossegue agora sob a exclusiva responsabilidade da Comissão de Inquérito.
 
A mesma fonte, refere ainda que o sacerdote sobre o qual recaem as suspeitas «colocou-se, de imediato, à disposição da Diocese para esclarecer o assunto».
 
Sendo o convidado do programa televisivo, a alegada vítima que denunciou o caso, a Diocese explica que tomou diligências para obter o seu contato e estabelecer um primeiro encontro com o próprio.
 
Outro dado que a Igreja esclarece, é que a instituição referida no mesmo programa, onde alegadamente os abusos ocorreram, «não tem, nem nunca teve, qualquer ligação à Diocese do Algarve e à Igreja Católica».