No próximo dia 1 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Música, o Município de Albufeira em parceria com a associação Ideias do Levante, realiza um concerto na Igreja Matriz de Paderne, a partir das 21h00, com a harpista Helena Madeira.
Trata-se de um evento inserido no âmbito do primeiro Festival de Harpa do Algarve. Segundo a autarquia, o concerto, recomendado para maiores de 6 anos, pretende dar a conhecer, não só este instrumento musical, mas também o seu repertório e quem o interpreta.
O festival assume um caráter solidário, sendo que nesta primeira edição irão ser recolhidos donativos a favor da Associação SOS Oncológico, organização que visa apoiar doentes oncológicos e os seus cuidadores.
Em nota enviada, a Câmara diz que, Helena Madeira é cantora e harpista residente no Algarve. Licenciou-se em Antropologia e Língua Italiana, iniciou o estudo do canto lírico em 2004, e frequentou, a partir de 2007, o curso de Canto e Harpa no Conservatório Nacional em Lisboa. Apesar de ter passado pela Escola de Jazz do Hot Club, Helena Madeira define-se maioritariamente como uma autodidata, explorando o poder terapêutico da música e do movimento.
Foi vocalista da banda de world music MU com quem editou dois álbuns e assumiu a sua carreira a solo, tendo em Fevereiro de 2020 editado já o seu segundo álbum de originais - Cenário Divergente - que é um regresso às raízes da música portuguesa.
No concerto em Paderne, a harpista irá interpretar vários temas populares e religiosos de Alfonso X (1221-1284), D. Dinis (1291-1325), John Newton (1725 – 1807), Teodoro Cottrau (1827 1879), entre outros.
O Concerto de Harpa na Igreja Matriz de Paderne é gratuito, com lotação limitada ao número de lugares, seguindo todas as recomendações da DGS – Direção Geral de Saúde. É necessário proceder ao levantamento do bilhete/oferta no dia e local do espetáculo, entre as 20h00 e as 20h45, junto à entrada da Igreja.
Para mais informações, ligar para os telefones: 289 599 645 /289 246 948. Não existe serviço de reservas.