Desporto

II Estafeta “Chamada para os Jogos” começou em Olhão e vai percorrer 1000 quilómetros

Em ano de Jogos Olímpicos, o concelho de Olhão, foi ontem palco para o início da segunda edição da Estafeta Chamada para os Jogos, inserida na promoção dos VII Jogos de Quelfes – Viver o Olimpismo, que vai percorrer todos os concelhos do Algarve e ainda passar pelo Baixo Alentejo e terminar na vizinha Andaluzia.

PUB
 
No total, serão cerca de 1000 quilómetros para percorrer com o objetivo de passar a mensagem do olimpismo como filosofia de vida, onde as crianças são os atores principais. 
 
A iniciativa tem como mentor Gustavo Marcos, que idealizou passar valores de solidariedade, fraternidade, amizade, esforço, igualdade, determinação ou excelência junto dos jovens das escolas olhanenses, tudo começou há sete anos nos Jogos de Quelfes.
 
Ontem de manhã, na Escola Básica Nº1 de Marim, onde têm origem os Jogos de Quelfes, os alunos estavam entusiasmados com cerimónia de abertura desta Estafeta, onde marcou presença o Kelfi, a mascote dos Jogos e onde foram içadas as bandeiras do olimpismo, dos Jogos de Quelfes e do Município de Olhão, ao som do hino olímpico. 
 
Lido o testemunho que passará por todas as escolas dos concelhos participantes, duas crianças acompanharam os restantes participantes na estafeta e assim foi durante todo o dia até que na EB1 de Moncarapacho foi entregue a mensagem da Chamada para os Jogos aos alunos do concelho de S. Brás de Alportel.
 
Ana Cabecinha, Jorge Costa e Hélder Oliveira, a esperança olímpica Edna Barros, entre outros marchantes do Clube Oriental de Pechão, como Carina Correia, Liandra Gonçalves, Vanessa Conduto e Tiago Baguinho, participaram nesta estafeta, ao lado de alunos das escolas, autarcas e outros amigos do desporto. Com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, a organização também contou com a colaboração das juntas de freguesia, clubes e forças de segurança do concelho.
 
No concelho a Escola EB1 de Marim abriu as hostes, depois os atletas, que foram engrossando o grupo ao longo do percurso, passaram pelas restantes 13 escolas do concelho: EB1 Nº6 (Siroco), EB1 da Cavalinha, EB1 Nº1 (Largo da Feira), Colégio Bernardette Romeira, EB1 Nº4 (Escola do Futebol), EB1 Nº7 (pavilhão do Ginásio Clube Olhanense), EB1 Nº 5 (Bairro 28 de Setembro), EB1 de Pechão, EB1 de Brancanes, EB1 de Quelfes, EB1 João Lúcio (Bias do Sul), EB1 de Fuseta e EB1 de Moncarapacho. 
 
Hoje, a estafeta continua pelas escolas de S. Brás de Alportel, seguindo-se os concelhos de Faro (11 e 12 janeiro), Loulé (13 e 14 janeiro), Albufeira (15 janeiro), Silves (18 e 19 janeiro), Lagoa (20 janeiro), Portimão (21 janeiro), Lagos (22 janeiro), Vila do Bispo (25 janeiro), Aljezur (26 janeiro), Odemira (27 e 28 janeiro), Monchique (29 janeiro), Almodôvar (1 fevereiro), Mértola (2 e 3 fevereiro), Alcoutim (4 fevereiro), Tavira (15 fevereiro), Vila Real de Santo António (16 fevereiro), Castro Marim (17 fevereiro) e Ayamonte (18 fevereiro).