As duas equipas iniciaram a segunda volta com os mesmos 19 pontos e à procura de um resultado que lhes permitisse fazer a diferença, subir na tabela e afastar-se dos últimos lugares.
Os algarvios começaram melhor, mas não aproveitaram a vantagem numérica resultante da expulsão de Pedro Sá, logo aos cinco minutos, após uma entrada imprudente sobre Tiago Mamede, que foi substituído, pouco depois, na sequência do lance.
Os 'rubro-negros' reequilibraram-se, já com a entrada do reforço espanhol Carbonell, passaram a repartir mais a posse de bola e chegaram algumas vezes à baliza de Maycon Cleiton, embora sem criar perigo.
O Portimonense só conseguiu fazer melhor de bola parada: aos 37 minutos, João Reis bateu um livre perto da área, mas Femenías respondeu com uma defesa segura.
O cenário repetiu-se já na compensação da primeira parte, numa falta à entrada da área que resultou na expulsão de Jaime Sánchez, a segunda entre os locais, com Tamble a aproveitar, na insistência, uma bola solta para inaugurar o marcador.
A diferença numérica acabou por pesar na segunda parte e, apesar de duas bolas aos postes da baliza do Penafiel, aos 72 e 90+3 minutos, o resultado só ficou fechado perto do fim, aos 85, num remate colocado de Welat.
Com este triunfo, o Portimonense, com três vitórias nos últimos quatro jogos, subiu provisoriamente ao 10.º lugar, com os mesmos 22 pontos do Benfica B, que tem menos um jogo, enquanto o Penafiel caiu para último, com 19.