O dianteiro australiano Anthony Carter estreou-se a marcar pelos algarvios, logo no primeiro minuto, mas a formação de Matosinhos virou o resultado com golos do hondurenho Bryan Róchez, 20, e de Bica, aos 49, de grande penalidade, após falta que resultou na expulsão de André Candeias.
O Leixões, numa série de seis jogos consecutivos a pontuar no campeonato, subiu provisoriamente ao nono lugar, com 28 pontos, enquanto o Farense ocupa o 16.º posto, com 24, em risco de baixar à zona de despromoção.
Carter abriu o ativo aos 20 segundos, na primeira jogada da partida – que demorou mais de quatro minutos a ser validada pelo videoárbitro por dúvida na posição do jogador –, mas o Farense não soube aproveitar a vantagem.
Os forasteiros cresceram na partida e, além do golo do empate, aos 20 minutos, podiam ter virado o jogo ainda no primeiro tempo, com a barra a evitar um remate de Salvador Agra (27).
O 2-1 chegou no reatamento, numa grande penalidade convertida por Bica, após falta na área (puxão ao isolado Cláudio Araújo) e expulsão de André Candeias, que tinha entrado ao intervalo.
A equipa orientada por Carlos Fangueiro continuou a dominar, criando as melhores ocasiões, mas Bica (54 minutos) e Hugo Faria (58) atiraram aos ‘ferros’.