Depois de uma primeira metade com melhores ocasiões para os forasteiros, a formação algarvia – com apenas uma vitória nos últimos 16 jogos caseiros oficiais – dominou a segunda parte mas pecou na finalização, ocupando agora o oitavo lugar, com 11 pontos.
O Penafiel, que é 12º classificado, com nove pontos, esteve perto do golo nas duas melhores ocasiões da primeira metade.
Brian Araújo defendeu o remate de Davo, aos 29 minutos, e o central Franco Romero cortou ‘em cima’ da linha da baliza uma oportunidade de João Miguel (44).
Depois de ter visto a sua equipa receosa no primeiro tempo, Silas mexeu ao intervalo e a aposta deu resultado, com os algarvios a dominarem a segunda parte por completo.
André Candeias falhou a primeira ocasião, aos 47 minutos, e depois surgiu o guardião espanhol Joan Femenías, que evitou um autogolo de Francisco Ferreira (62) e as oportunidades de Derick Poloni (63 e 78), enquanto Poveda rematou muito por cima, já aos 84.
No primeiro minuto de descontos, Hélder Suker foi expulso por ter atingido com o pé a cabeça de Franco Romero numa disputa de bola, mas os forasteiros seguraram o ‘nulo’.