Os algarvios chegaram à vantagem por Tamble Monteiro, aos 17 minutos, mas, depois de duas expulsões na segunda parte, uma para cada lado, os jovens ‘leões’ viraram o resultado por Rafael Nel, aos 81, de grande penalidade, e Salvador Blopa, aos 88.
O golo inaugural deu expressão ao domínio do Portimonense na primeira metade, com o guarda-redes dos 'leões' Francisco Pires, em estreia na prova, a evitar o 2-0 noutras duas ocasiões.
Já o jovem guardião Lourenço Lagartinho, de 18 anos, formado no Portimonense e titular porque os dois guarda-redes utilizados frente ao Benfica B foram expulsos, defendeu uma grande penalidade de Mauro Couto nos descontos da primeira parte.
O segundo tempo ‘pertenceu’ por completo ao Sporting B, que assumiu um claro ascendente, falhou várias oportunidades e marcou dois golos.
As expulsões de Rômulo Júnior (65 minutos) e de Samy (77) - cometeu o penálti que deu o empate - deixaram as duas equipas reduzidas a 10 elementos, mas os ‘leões’ foram mais incisivos na parte final.
O triunfo coloca o Sporting B à condição no primeiro lugar, com 12 pontos, enquanto o Portimonense é nono, com sete.
Lusa