No âmbito do programa de apoio sustentado às Artes e Espectáculos, estrutura financiada pela Direcção Geral das Artes / Secretário de Estado da Cultura e com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, Câmara Municipal de Portimão, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Direcção de História e Cultura Militar do Exército Português e Caixa Geral de Depósitos, a Academia de Música de Lagos promove o III Ciclo de Música Antiga [Early Music Festival] Sons Antigos a Sul.
A terceira edição é dedicada aos grandes centros musicais da Europa Latina, iniciando a sua viagem na Itália de Monteverdi, músico revolucionário que marcou a transição da Renascença para o Barroco, e terminando em Portugal, com música para traverso do tempo de D. Maria I (1734 – 1816).
O ciclo mantém uma programação semanal durante todo o mês de Agosto na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe [Vila do Bispo], Casa Manuel Teixeira Gomes [Portimão] e Armazém Regimental de Lagos, apresentando 5 séries de concertos de ensembles profissionais nacionais e internacionais no âmbito da música historicamente informada.
O ciclo procura dar a conhecer no barlavento algarvio algumas sonoridades de outros tempos, como o cravo, clavisimbalum, canto antigo, traverso, flauta de bisel, violino barroco, violoncelo barroco, viola da gamba, alaúde e teorba, embarcando em cinco viagens históricas ao renascimento, barroco e pré-classico europeu.
CONCERTOS
Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe- Raposeira-Vila do Bispo
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 de Agosto pelas 17h00
Casa Manuel Teixeira Gomes-Portimão
Dias 2, 9, 16, 23, 30 de Agosto pelas 21h30
Armazém Regimental de Lagos
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 de Agosto pelas 22h00