Sociedade

III Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade juntou em Albufeira novas gerações de europeus

Fotos - Rui Gregório - CM Albufeira
Fotos - Rui Gregório - CM Albufeira  
No Dia Europeu das Línguas, que se celebrou a 26 de setembro, sob a égide do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, Albufeira acolheu o evento “Dia Europeu das Línguas e dos Povos em Mobilidade”, que decorreu no Parque do Ribeiro, junto à principal entrada da cidade, entre as 10h00 e as 20h00.

PUB
Participaram dezenas de alunos dos diversos Agrupamentos de Albufeira que desfilaram, hasteando as diferentes bandeiras da Europa, desde o Centro de Saúde até ao recinto onde decorreu o evento. No local estiveram stands de diversas instituições e um palco, onde decorreu o programa de animação. O Dia Europeu das Línguas tem por objetivo a celebração do património linguístico e da diversidade cultural comuns ao continente europeu. Em nota divulgada, o Município de Albufeira regista que na Europa existem mais de 225 línguas faladas, sendo que a maior parte utiliza o alfabeto latino.
 
A inauguração da III Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade, resultou de uma parceria entre o Europe Direct Algarve e o Município de Albufeira que contou com o apoio de várias instituições, com destaque para a Universidade do Algarve.
 
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, destacou que “a língua é um dos principais aspetos da comunicação, sendo importante, para além da língua materna, aprender outras línguas estrangeiras”. José Carlos Rolo mostrou-se satisfeito pela presença de muitos jovens das escolas do concelho, bem como de outras escolas da região, nomeadamente de Lagos, Loulé e do Colégio Internacional de Vilamoura. O autarca sublinhou, uma vez mais, “a importância das línguas, sobretudo num município cuja base da economia reside no Turismo, tendo informado que numa das escolas do 1.º ciclo do concelho existem 45 alunos de nacionalidades diferentes. Por isso tem que haver essa facilidade de interagir com quem nos visita, mas também com os muitos imigrantes que fazem parte da nossa comunidade”, concluiu.
 
 
No dia anterior ao evento, esteve uma estrutura móvel localizada junto ao Centro de Saúde, denominada “Roadshow Eurodesk”, da Agência Nacional Erasmus + Já e Corpo Europeu de Solidariedade, destinada a alunos e jovens a partir do 9.º ano até aos 30 anos de idade.