Decorreu no passado sábado a cerimónia de descerramento da placa toponímica do largo Álvaro Clemente, na praceta junto ao edifício do Solar da Música Nova em Loulé.
Conforme reporta nota da autarquia louletana, "o ilustre louletano destacou-se além-fronteiras no mundo da moda, levando a sua arte de alfaiate a várias partes do Globo, sobretudo à América Latina".
Álvaro Clemente tornou-se um empresário de sucesso, com uma forte dinâmica associativa.
Na homenagem, o presidente da Autarquia de Loulé, Vítor Aleixo, sublinhou o papel de Álvaro Clemente da Luz «na elevação do nome da sua terra natal e projeção de Loulé no estrangeiro, contribuindo para o prestígio do concelho». Por outro lado, o autarca relembrou os muitos louletanos que saíram para outras partes do mundo em busca de uma vida melhor e que alcançaram sucesso nas suas áreas de atividades, com uma integração plena nos países que os acolheram, «tornando-se símbolos de perseverança e de orgulho para este concelho».
Álvaro Clemente da Luz emigrou para a Venezuela, onde se tornou num dos mais conceituados criadores de moda masculina de toda a América latina. Segundo regista o Município, importantes personalidades, como os Presidentes das Repúblicas de Porto Rico, Guatemala, Honduras, Equador e Venezuela, frequentaram as lojas “Clement”. A sua moda chegou aos Estados Unidos da América e ao resto da Europa. Na lista dos seus clientes constam nomes como o falecido Presidente John Kennedy.
Destacou-se ainda pelo importante papel associativo, tendo fundado e liderado diversos organismos de apoio aos empresários das comunidades portuguesas na Venezuela, tendo sido agraciado com diversas condecorações.