A Biblioteca Municipal de Alcoutim acolhe no próximo dia 26 de junho, pelas 21h30, a apresentação do livro de poesia “Sentires de Uma Alma”, da autoria de Imouhar.
O evento decorrerá em ambiente intimista de inspiração oriental e inclui uma declamação de poesia acompanhada à viola. Paralelamente, na galeria de exposições deste espaço cultural, decorrerá uma mostra fotográfica alusiva à temática do livro.
Imouhar é o pseudónimo de António Mourinho, um algarvio que desde muito cedo sentiu o apelo por viajar, conhecer o mundo e contactar com outras culturas. Um dia conheceu Marrocos e nasceu um amor que todos os anos o faz regressar a esse país.
O escritor define-se como um "filho do vento que corre livre pelas areias do deserto”. Essa liberdade que sente leva-o a escrever “longe das prisões gramaticais”. “Escrevo todo o sentir que carrego na alma, e na alma vai a liberdade de uma alma perfumada de saudade”, refere.
Bastante eclético, sem se prender a conceitos nem a definições, Imouhar utiliza um estilo simples, onde prevalece uma certa nostalgia associada à alegria de viver.
A fotografia para Imouhar é mais uma das muitas formas que encontra de guardar a beleza na magia da imagem. A exposição "Fotografias Faladas" acontece na sequência natural da ligação que o autor sente, entre a vida que acontece ao seu redor e a poesia que lhe vai na alma, com quem faz alquimia com os sentires.
O livro “Sentires de Uma alma” é editado por “Arandis Editora”, tem nota de apresentação de Vieira Calado e ilustrações de António Brigas, Beatriz Mourinho, Filomena Gonçalves e Maysi Vásquez Rubio.
O evento decorre no âmbito das tertúlias “A palavra sexta à noite”, organizadas mensalmente pela autarquia neste espaço cultural, e tem entrada gratuita.