Um estudo conduzido pela Harvard Graduate School of Education mostrou que crianças que jantam com os pais pelo menos 4 vezes por semana, apresentam notas mais altas, melhor vocabulário e maior capacidade de concentração em comparação com crianças que raramente fazem refeições em família
Outro estudo publicado pela Columbia University analisou mais de 20 mil estudantes e revelou que crianças e adolescentes que jantam regularmente com os pais, têm até 40% menos possibilidades de ter problemas académicos, além de menor risco de abuso de substâncias, depressão e isolamento social.
Segundo os cientistas, o momento da refeição não é importante apenas pela nutrição, mas pelo vínculo emocional. O cérebro da criança responde positivamente a rotinas estáveis, interação direta, escuta ativa e sensação de pertença. A American Academy of Pediatrics reforça que conversar durante as refeições fortalece o desenvolvimento linguístico, aumenta o repertório emocional e melhora a autoestima, fatores diretamente ligados ao desempenho cognitivo e escolar.
Os cientistas realçam ainda que, crianças que se desenvolvem num ambiente familiar caloroso, com pais presentes na rotina diária, que lhes mostram sinceridade e simplicidade, contribuem para uma maior construção de memórias afetivas, ao mesmo tempo, em que, potenciam o desenvolvimento neurológico, que se reflete no equilíbrio emocional e na formação de um cérebro mais preparado para aprender.
Num tempo em que parece estar fora de moda a rotina familiar à mesa, faz sentido repensar essa conduta, sobretudo, atendendo aos muitos benefícios para o desenvolvimento dos futuros adultos do amanhã, sugerem os especialistas.
É tudo uma questão de organização e de tornar as refeições num momento importante do dia para conversar, transmitir conselhos, ideias e aprender em conjunto.
Os mais novos podem e devem ajudar nas tarefas domésticas de modo a que estejam todos prontos à mesma hora para desfrutarem desse momento em família.
Em ocasiões que assim se justifiquem, a casa pode ser decorada com um tema do agrado de todos, bem como as refeições podem ser decididas em conjunto.
Dividir as tarefas faz bem a pais e filhos de qualquer idade, tal como cozinhar, fazer uma sobremesa e até lavar a louça, podem ser uma deliciosa aventura em família.