Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Importância de dividir responsabilidades entre o casal
Imprimir Partilhar por email
Uma relação é uma parceria romântica que implica honestidade, justiça, partilha de sentimentos, autoconhecimento de cada uma das partes e responsabilidades.
 
Cada elemento dessa parceria tem de assumir a sua parte na relação para que, em conjunto a vida a dois seja agradável e feliz. Para além dos pontos positivos que iremos apontar, é fundamental ter em conta aquilo que se deve evitar para reduzir as discussões inúteis. Todos sabemos que ninguém gosta de dividir a sua vida e a sua intimidade com alguém que discute por tudo e por nada, razão pela qual é importante ter em conta os “focos de conflito”.
 
Por norma, os casais discutem por causa das tarefas domésticas, pelo que, desde o início da vida a dois, é fundamental acertar quem faz o quê e quando trocam as tarefas para experimentarem algo novo.
 
Se incluirmos esta questão no início da relação, muitos problemas vão ser evitados.
 
O mesmo se passa com o dinheiro. É fundamental que o casal decida como é que se vai organizar com os rendimentos que tem mensalmente e que saiba muito bem quem paga o quê. Quando apenas um elemento da parceria trabalha, já se sabe que terá de ser esse a suportar as despesas, mas quando trabalham ambos, naturalmente que isso tem de ser decidido honestamente para evitar desiquilíbrios e atos de desonestidade.
 
Quando um ganha mais que o outro, tem de respeitar a sua posição e a da sua parceria amorosa, sob pena de a vida a dois se tornar num tormento.
 
Idealmente juntem o dinheiro que é para as despesas fixas e depois vejam o que resta e, em conjunto, decidam como vão fazer essa gestão. Poupar dinheiro mensalmente deve ser uma prioridade que ganha expressão quando o casal se entende nesta matéria. Num casal deve haver abertura para abordar todos os temas com clareza e frontalidade.
 
O mesmo se passa quando há filhos. Ambos os parceiros são responsáveis pela educação e apoio das crianças, por isso, as decisões devem ser tomadas em conjunto e cada parceiro decide, mediante a sua disponibilidade, o que faz nesse sentido.
 
Um ponto-chave para a vida conjugal é a compreensão e o respeito. Um casal que vive com base em críticas e “ataques” mútuos, não vai longe. Uma relação não resiste à falta de respeito, por isso cada um tem de ter em conta que, tudo tem de ser falado e dividido e que não cabe a um dos parceiros a superioridade ao ponto de criticar o outro.
 
Uma relação quer-se em equilíbrio, em igualdade de oportunidades e de responsabilidades, pelo que não faz sentido haver “chefias”, mas sim mais ou menos capacidades para determinadas tarefas que podem ajudar o outro.
 
Nesta dimensão de igualdade, faz todo o sentido que a entreajuda seja um lema dominante da relação, já que isso facilmente orienta todas as ações diárias.
 
Com uma organização diária daquilo que é fundamental para o bem-estar e a qualidade da vida familiar, o casal envolve-se mais nos seus pontos e interesses em comum. Está provado que as tarefas domésticas aproximam os casais e, quando há filhos, todos devem ajudar e participar desde a tenra idade. É divertido, gera um bom ambiente e promove a sensação de que todos trabalham para o mesmo e estão unidos em tornos dos mesmos objetivos.
 
Esta forma de organização permite que estejam todos livres ao mesmo tempo e que os sentimentos ganhem mais expressão e harmonia. Há entendimento, há responsabilidades, todos se sentem importantes e em pé de igualdade, por isso, não deixe de seguir estas dicas, por uma relação que se quer feliz e duradoura.
 
Para finalizar, está provado que, o que mais faz o ser humano feliz é a qualidade da sua relação amorosa, por isso, vale a pena minimizar todos os pontos que podem obstruir essa qualidade e felicidade. A aposta deve ser pesar antes de agir para evitar o conflito. Pensar friamente no que se passa para poder conversar em vez de discutir.
 
Tudo o que se consegue antecipar os resultados, deve ser pensado para ser prevenido e, boa sorte!
 
Fátima Fernandes
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Homem atacado por cão na Praia de Faro

Homem atacado por cão na Praia de Faro

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Concerto inédito em Querença

Concerto inédito em Querença

ver mais
 
Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

ver mais
 
Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira sensibilizou cerca de 10 mil pessoas sobre os perigos das arribas

Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira sensibilizou cerca de 10 mil pessoas sobre os perigos das arribas

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio