A Associação In Loco dá mais um passo para acessibilizar a produção local da região disponibilizando, numa aplicação web e mobile, informação que promove formas diretas de abastecimento alimentar. A partir de casa ou de qualquer outro lugar os consumidores poderão, com um simples clique no seu telemóvel, saber onde encontrar os produtos locais mais próximos de si.
Em nota de imprensa, a associação faz saber que, a app foi criada no âmbito da iniciativa 100% Local, e que se trata de uma ferramenta tecnológica que coloca a produção agroalimentar da região do Algarve no «centro das atenções».
De forma rápida e simples, permite aos utilizadores a identificação de produtores, de produtos e dos seus locais de origem e de venda. A mesma poderá ser acedida diretamente em www.casefazem.pt, ou descarregada para os dispositivos móveis, estando disponível gratuitamente em formato android ou ios, nas respetivas Google Playstore e App Store.
Segundo fonte da Associação In Loco, esta ferramenta torna-se diferenciadora pois os produtores que integram a rede, foram visitados para validação dos métodos de produção e de comercialização, mediante um conjunto de critérios. Esse processo prévio de caracterização e de auscultação, pretende garantir que as práticas de produção e de transformação dos produtos referenciados na "Cá se Fazem", contribuem, por um lado, para a sustentabilidade e para a promoção da diversidade agroalimentar da região e, por outro lado, para verificar que está assegurada a devida qualidade e frescura dos alimentos aí destacados, sublinhou.
A In Loco refere ainda que, os utilizadores poderão enviar, em qualquer altura, sugestões de melhoria, dar feedback sobre os produtos e produtores georeferenciados e também divulgar a ferramenta junto das suas redes de contactos.
Esta ferramenta foi produzida com o apoio financeiro no NOPLANETB-AMI, do Instituto Camões e da União Europeia.