A Associação algarvia In Loco partilhou a nível nacional os principais resultados de ‘O Prato Certo’ e da campanha de educação alimentar promovida pelo Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve.
Organizado pela Associação In Loco com o apoio da Direção Geral de Saúde, a iniciativa teve lugar no Mercado de Arroios, em Lisboa, no passado dia 11 Janeiro, altura em que se apresentou à comunidade e aos media dos principais produtos, ferramentas e metodologias do projeto-piloto desenvolvido no Algarve em parceria com a UALG, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Associação de Municípios do Algarve e o Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social, I.P.
Segundo a In Loco, "estas entidades uniram-se contra a insegurança alimentar, em prol do direito a uma alimentação saudável, deliciosa e económica, baseada nos princípios do estilo de vida mediterrânico".
Na mesa de abertura, Margarida Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Arroios e os representantes das entidades parceiras presentes, Pedro Graça – DGS, Artur Gregório - In Loco, Maria Palma Mateus - UAlg, Teresa Sancho - ARS, Almerinda Maltinha – AMAL, abordaram o tema da importância estratégica da promoção de uma alimentação adequada, destacaram o trabalho realizado no Algarve desde 2017 e a parceria de suporte do projeto-piloto.
Foram de seguida apresentados publicamente os objetivos do Observatório e da campanha de educação alimentar "O Prato Certo", pelo coordenador do projeto, o antropólogo Artur Gregório, ao que se seguiu a apresentação sintética do estudo sobre a insegurança alimentar, pelo professora Maria Palma Mateus, do Livro de Receitas Prato Certo - que é na realidade uma manual do estilo de vida mediterrânico – pelo chef Abílio Guerreiro e pela nutricionista Catarina Vasconcelos, do Guião de Educação Alimentar.
Em
www.pratocerto.pt, pode-se acompanhar a promoção de uma alimentação mais saudável, baseada no estilo de vida mediterrânico.