Sociedade

In Loco celebra 30 Anos de Desenvolvimento Local e Cidadania

 
A Associação In Loco celebra três décadas, e para assinalar a efeméride, tem preparado um conjunto de iniciativas que visam envolver a comunidade.

 
No mesmo ano em que é assinalada três décadas de existência, a In Loco apresenta os novos objetivos e fundamentos.
 
Em comunicado, a associação sustenta que, “para celebrar e retribuir de uma forma singela a confiança que tantas pessoas e organizações depositam em nós, iremos realizar até Agosto de 2019 um conjunto de eventos festivos por todo o território onde a Associação In loco tem uma intervenção mais intensa e próxima da comunidade”.
 
As comemorações tiveram início a 11 de Julho, em Silves, com a Universidade "Pensar Global Agir Local", dedicada à produção alimentar.
 
Os interessados devem assim seguir a agenda de eventos no site www.in-loco.pt sendo convidados a participar “ativamente na sua organização e disfrutar da sua realização”, sublinha a associação no mesmo comunicado.
 
A In Loco adianta que, nos últimos 30 anos, muito se alterou. “Mudou a sociedade, mudaram as ferramentas, mudaram os atores locais e institucionais, mudaram as formas de organização e de intervenção. Por isso, é fundamental que a In Loco mude também, preparando-se e adaptando-se para dar pelo menos nos próximos 30 anos uma resposta ainda mais eficaz e eficiente aos desafios do passado e do futuro e a todas as oportunidades por descobrir e aprofundar”.
 
É nesse sentido que “propomos implementar algumas estratégias de sustentabilidade.”
 
A In Loco pretente alargar a base de representatividade, convidando todos os que de alguma forma já foram envolvidos nas iniciativas, e que se revêem “na nossa visão de um mundo participado, solidário e sustentável - para se proporem como sócios e contribuírem com as suas ideias e energia para o aprofundamento e sustentabilidade deste projeto coletivo”.
 
Outro objetivo da associação é disponibilizar ao exterior as competências e experiência acumuladas ao longo dos últimos 30 anos, reforçando a prestação de serviços técnicos e científicos à comunidade e às entidades em domínios como a gestão de projetos, estudos, processos participativos, turismo sustentável, dieta mediterrânica, animação local; desenvolvimento sustentável, educação e formação, intervenção social, entre outros.
 
A associação partilha ainda que pretende "otimizar" as instalações para uma equipa "altamente profissionalizada" mas de menor dimensão (20-25 colaboradores), adquirindo instalações adaptadas aos requisitos atuais de espaço e recursos tecnológicos - preferencialmente no centro do Algarve - alienando as atuais instalações do edifício-sede.Uma operação "fundamental para diminuir os custos da dependência bancária e aumentar a autonomia financeira indispensável para a realização de investimentos nos projetos nacionais e comunitários em curso ou aprovados".
 
Com a vista a consolidar a dimensão regional e nacional de muitas das estratégias em curso, a In Loco quer assumir os papéis de mediação institucional e de dinamização de redes de cooperação, essenciais para ganhar escala, projeção e impacte.
 
Finalmente pretende também continuar a ser uma "escola de cidadania" e uma plataforma de cooperação onde indivíduos e parceiros institucionais podem conjugar esforços para gerar sinergias e atingir resultados que superam as capacidades individuais.