Economia

In Loco coordena fundo para desenvolvimento rural no Algarve

Teve lugar esta quarta-feira, dia 27 de Janeiro a assinatura dos contratos com os 52 Grupos de Ação Local de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, no Cineteatro de Ponte de Sor.

PUB
 
Esta cerimónia, contou com a presença do Primeiro-Ministro e do Ministro da Agricultura.
 
O contrato assinado entre a Associação In Loco, em nome dos Grupos de Ação Local do Algarve Central que reúne 38 entidades parceiras, entre públicas e privadas, e o Governo português, através do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 e o Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020, prevê uma dotação global de 3.555.790 euros.
 
A estes valores acrescem ainda 256.198,02 euros provenientes do Orçamento de Estado. 
 
O território de intervenção inclui as freguesias de Guia, Paderne, Santa Bárbara de Nexe, União das freguesias de Conceição e Estoi, Alte, Ameixial, Boliqueime, Salir, São Sebastião, União das freguesias de Querença, Tôr e Benafim, Pechão, União das freguesias de Moncarapacho e Fuseta, São Brás de Alportel, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra, Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo, União das Freguesias de Luz de Tavira e Santo Estêvão
 
O Desenvolvimento Local de Base Comunitária – rural é um programa para a utilização dos fundos do Portugal 2020 em projetos locais. A diversificação e revitalização da economia local e a criação de emprego são os objetivos do programa cuja operacionalização passou pela constituição de grupos de ação local (GAL) e pela identificação de estratégias de desenvolvimento que permitam a contratualização de projetos a que podem aceder pessoas individuais ou coletivas. Prevê-se para breve a abertura de períodos de candidatura.