Em outubro a Associação In Loco ruma com a campanha “Produzir e Consumir Local” para Olhão, onde realiza, em parceria com o Município, mais um mercado de produtores, além de outras ações.
A campanha lançada este ano no âmbito do projeto 100% Local, passa por sete concelhos do Algarve e compreende um conjunto de ações de sensibilização, com objetivo de aumentar a consciência crítica sobre a necessidade de se adotar modelos de consumo e produção sustentáveis, a uma escala local.
Em Olhão a campanha teve início a 1 de outubro com a chegada ao concelho d’A Balança, uma peça concebida pelo artista algarvio António Quintas, em exibição até ao final do mês na praça Patrão Joaquim Lopes. A instalação artística, inspirada nas antigas balanças de mercado, vai circular em itinerância pela região, chamando a atenção para a importância das opções de consumo e o seu impacto na saúde, na economia da região e no ambiente.
Com o mote “À mesa o que cresce perto da Porta”, a campanha materializa-se também na afixação de cartazes em locais estratégicos, com mensagens informativas e de apelo ao consumo local.
O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi a data escolhida para realizar, no jardim Patrão Joaquim Lopes, uma das ações de maior visibilidade da campanha: o Mercado 100% Local. O evento decorre desde agosto em itinerância pela região e configura-se como um espaço de aproximação entre produtores e consumidores.
Para tal, mobiliza os produtores de cada um dos concelhos parceiros, desafiando-os a expor e vender produtos agroalimentares, nomeadamente hortofrutícolas e transformados feitos a partir de matérias-primas da região. Em Olhão decorrerá ao ar livre entre as 15h00 e as 20h00, composto por um espaço de venda ao público e um conjunto de ações para destacar a importância da alimentação enquanto motor dinamizador da economia da região e com fortes impactos ao nível do ambiente e da saúde.
Segundo a In Loco, pretende-se desta forma «despertar os cidadãos para a importância de fazer escolhas acertadas, ponderadas e informadas neste campo». O evento contará ainda com uma performance, apresentada pelo Coletivo JAT - Janela Aberta Teatro, alusiva às problemáticas do consumo e da produção locais, como forma de sensibilização para a importância de dar primazia aos circuitos curtos de produção e comercialização.
A campanha decorrerá pelos concelhos algarvios, até abril do próximo ano, mas não será o único produto do projeto 100% Local. Está previsto lançar a aplicação casefazem.pt, em construção, onde estarão referenciados produtos e produtores, possibilitando aos consumidores conhecer os pontos de venda de produtos agroalimentares produzidos na região do algarve.
As ações do 100% Local são cofinanciadas pelo No Planet B by AMI, Instituto Camões e União Europeia e promovidas pela Associação In Loco com o apoio dos Municípios de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira.