A Associação In Loco recebeu o Prémio "Boas Práticas Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas", atribuído no passado dia 21 de Novembro pelo Diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno.
O prémio permitiu a distinção de 2 projetos "Florestas Nossas".
Estes projetos de voluntariado jovem decorreram entre Agosto e Outubro de 2018 e tiveram como objetivos a sensibilização dos jovens voluntários e da comunidade em geral, para a importância de preservar o património natural e apoiar as entidades locais na vigilância e limpeza das florestas dos concelhos de São Brás de Alportel, Faro e Tavira, conforme refere comunicado da In Loco.
Entre outros exemplos, os jovens trabalharam com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. Receberam formação para dar a conhecer como funciona o trabalho desempenhado pelos soldados da paz e, em caso de incêndio ou socorro, como é que estes atuam e como os jovens poderão colaborar.
Das mesmas atividades de verão, fez parte a articulação com o "Zen Sup Stand Up Paddle", uma escola de Stand Up Paddle que realiza passeios na Ria Formosa e sensibiliza os jovens para o contacto e respeito pela Natureza.
Com o Exército Português, os jovens conheceram de perto o trabalho desenvolvido pelo exército e como estes realizam as vigilâncias na serra.
Com o RIAS (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens), foi dado a conhecer que em caso de encontrarem um animal ferido e que necessite de socorro durante as vigilâncias, saber a quem ligar e como é que é feito todo o processo de recolha, tratamento e libertação desse animal.
No seu contacto com o GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) de Cachopo, os jovens puderam conhecer de perto qual o trabalho que estes fazem com os bombeiros em caso de incêndio e explorar de perto o helicóptero e todas as suas funcionalidades.
No mesmo comunicado à imprensa, a In Loco agradece a parceria com todas as entidades envolvidas "com quem divide este prémio e, aos jovens que deram o seu melhor e que são os justos vencedores desta distinção".
Entrega do prémio com Paulo Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, Richard Marques, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve e Custódio Moreno, Diretor Regional do IPDJ.