Ambiente

In Loco lança guia para apoiar o abastecimento de cantinas com alimentos de origem local

 
A publicação agora lançada congrega informação essencial ao desenvolvimento de processos de abastecimento de restauração coletiva em circuitos curtos agroalimentares.

O “Guia como implementar um Sistema Alimentar Local em Cantinas”, agora disponível para distribuição gratuita em formato papel e digital, foi produzido no âmbito do projeto Sistemas Alimentares Locais – Local Food 4 Local Economy, promovido pela associação In Loco com o apoio do programa Civic Europe. 
 
 
Em nota divulgada, a In Loco salienta que o projeto tem como objetivo "preparar atores-chave para o desenho e implementação de sistemas de abastecimento de restauração coletiva com produção local, nos concelhos da região do Algarve". Para tal, ao longo de um ano, foram envolvidos os diferentes intervenientes dos sistemas alimentares locais em espaços de formação, reflexão e de discussão acerca da temática, com a constituição de um grupo de trabalho que foi alargado a atores fora da região.
 
Neste âmbito, foi desenvolvido um processo de capacitação que possibilitou, numa primeira fase, o entendimento das questões-chave associadas aos sistemas alimentares globais e às lógicas predominantes de abastecimento e, em fases posteriores, a partilha de boas práticas, o intercâmbio de conhecimentos e também um olhar crítico sobre como construir sistemas alimentares mais sustentáveis nos diferentes territórios e como solucionar as problemáticas sentidas na sua implementação.
 
O caminho para o desenvolvimento do Guia foi um processo participativo e colaborativo, com vista à tomada de consciência para a responsabilização da sociedade civil e dos atores locais na importância da transição para sistemas alimentares mais responsáveis e sustentáveis.
 
O Guia congrega, o resultado de todo esse trabalho conjunto, tendo sido criado para sintetizar "de forma clara e descomplicada" os principais pontos a considerar na implementação destes modelos de abastecimento e de consumo alimentar na restauração coletiva. 
 
É intenção dos promotores que o documento esclareça, desmistifique processos e apoie o desenvolvimento de sistemas alimentares mais sustentáveis, "comprometidos com o envolvimento de todos os atores da cadeia, desde a produção até ao consumo", conclui.
 
Saiba mais aqui: