Sociedade

In Loco lança campanha contra desperdício alimentar

Nos últimos dois anos, a Associação In Loco tem participado no projeto europeu “Não Desperdice o Nosso Futuro”, trabalhando junto com autarquias e escolas de Loulé e de São Brás de Alportel para combater o desperdício alimentar, promover o consumo responsável e o direito à alimentação.

PUB
 
Nesta sequência de trabalho, a In Loco irá desenvolver, durante este mês, algumas atividades de comunicação do projeto, nomeadamente, celebrar o Dia Mundial da Alimentação, 17 de Outubro em Silves, em parceria com REAPN; desperdício alimentar na cozinha - 18 de Outubro em Quarteira, em parceria com a Junta de Freguesia e a Deco; apresentação dos resultados do diagnóstico do desperdício local em Loulé e São Brás de Alportel, e consolidação do trabalho em curso - 27 de Outubro em Faro na Universidade do Algarve; exposição sobre o desperdício alimentar - 29 de Outubro em São Brás de Alportel no Museu do Trajo e ainda iniciativas locais "Reduzir o Desperdício Alimentar" entre superfícies comerciais e IPSS que estão a decorrer.
 
Segundo a In Loco, em 2013, o total do desperdício alimentar no Mundo foi de 1,3 mil milhões de toneladas por ano, o que equivale a 30% da superfície agrícola do planeta. Esta quantidade daria para alimentar os 925 milhões de pessoas que todos os dias vivem em insegurança alimentar (805 milhões passam fome, dos quais 160 milhões são crianças).
 
Estima-se que o desperdício alimentar na Europa seja de 89 milhões de toneladas por ano. Entre 30 e 40% dos alimentos produzidos neste continente não chegam ao consumidor, sendo perdidos ao longo de toda a cadeia. São 179 quilos por habitante, 42% dos quais produzidos em casa do consumidor final. 
 
Em Portugal desperdiça-se um milhão de toneladas de alimentos por ano, ou seja, o equivalente a 1/5 da produção total. Estes dados indicam que cada português desperdiça em média 132 Kg de comida por ano. 
 
Cerca de 50.000 refeições acabam diariamente no lixo, ao mesmo tempo que 360.000 pessoas passam fome.
 
Face ao exposto, a In Loco considera essencial lançar um apelo público, para que todos tenham uma atitude de consumo mais responsável e que contribuam para a redução do desperdício alimentar. 
 
A Associação recorda que este é o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e durante o mês de outubro celebra-se ainda o Dia Mundial da Alimentação e a Semana Europeia de Combate à Pobreza. 
 
Argumentos para apelar a uma mobilização das instituições e da sociedade para uma atuação conjunta sobre estas matérias. Neste âmbito, a In Loco e os restantes parceiros do projeto “Não Desperdice o Nosso Futuro” convocam todos os interessados a subscreverem a Carta Europeia 2015, disponível no seguinte endereço www.dontwaste.eu/charter 
 
Algarve Primeiro