A In Loco irá desenvolver um plano de acção denominado “Infoagri – Informação Agrícola no Algarve Central” com inicio em Janeiro de 2017 e a duração de 36 meses.
Com este plano, a Associação espera fornecer informação técnica, económica e organizacional relativa aos sectores agrícola, agroalimentar e florestal.
Pretende, por esta via, fortalecer os sectores primário e secundário, bem como qualificar as explorações agrícolas e as actividades económicas de base local.
Em termos específicos, a In Loco, definiu alguns objectivos para o trabalho a desenvolver, como capacitar tecnicamente os agricultores e empresários; sensibilizar e informar para a adopção de práticas agrícolas respeitadoras do ambiente; melhorar o desempenho dos agricultores e a eficiência das explorações ao nível ambiental e económico; reforçar a cooperação e associação entre produtores e entidades locais, procurando facilitar o acesso à informação para apoiar a instalação e funcionamento ou valorizar as actividades, as produções agrícolas e a transformação dos produtos locais.
O território abrangido pelo Infoagri, financiado pelo PDR2020, é composto por freguesias dos concelhos de Albufeira (Guia, Paderne), Faro (Santa Bárbara de Nexe, União de freguesias de Conceição e Estoi), Loulé (Alte, Ameixial, Boliqueime, Salir, São Sebastião, União de freguesias de Querença, Tôr e Benafim), Olhão (Pechão, União das freguesias de Moncarapacho e Fuseta), São Brás de Alportel, Silves (São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra) e Tavira (Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo, União freguesias de Luz de Tavira e Santo Estêvão).
O plano tem como base a realização de acções de informação em todas as freguesias, facilitando o acesso dos interessados.
Está ainda prevista a edição de um boletim informativo trimestral, de folhetos temáticos / técnicos, bem como de um guia de apoio ao enquadramento legal e fiscal da actividade agrícola.
Serão igualmente realizados seminários temáticos sobre temas diversos e a realização de um workshop, por concelho, sobre o apoio das actividades económicas de base local.
Algarve Primeiro