Política

«Inação do Governo favorece furto de alfarroba» - Cristóvão Norte

 
Cristóvão Norte - presidente do PSD/Algarve quer alteração à lei.

Em comunicado, o líder dos sociais democratas algarvios relata que, chegado o verão, multiplicam-se os furtos de alfarroba por todo o Algarve. «O aumento do preço do bem agrava muito esta situação, por estes dias sem paralelo, com o preço de 40 euros por arroba».
 
De acordo com o mesmo responsável, o Governo tem há um ano em sua posse, um anteprojeto de lei proposto por um grupo de trabalho constituído pela AGRUPA, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a GNR, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) -, «cujo objetivo é o de garantir maior proteção aos milhares de produtores de alfarroba». Segundo Cristóvão Norte,  «estranhamente, o Governo não tomou nenhuma decisão e, por isso, a sua inação é cúmplice da vaga de furtos que se tem vindo a sentir», frisou.
 
A solução preconizada é a da inscrição obrigatória no IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas - pelos compradores, o que para o PSD Algarve «é um passo em frente, pois vai dificultar que quem furta consiga escoar o produto».
 
O líder do PSD Algarve, entende que «não se compreende que o Governo não legisle sobre esta situação. A sua ausência de intervenção equivale a permitir que a situação se arraste. É infame que quem produza esteja a ser espoliado e veja o Estado de braços cruzados», concluiu.